CURSO GRATUITO PRESENCIAL (Curso introdutório, mas com foco em metodologias ativas)
Período do curso: 24/09/2019 a 24/09/2019 – das 08:00 às 12:00, na FEA-RP (Ribeirão Preto – SP)
Carga horária: 4h.
Local: FEA-RP (USP Ribeirão Preto) – Sala LEIA 1 – Bloco B1
Av. Bandeirantes, 3900 – Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto – SP, 14040-905
Importante: Os aprovados para o curso devem realizar o cadastro no Sistema USP – APOLO até 23/09/2019 (um dia antes do início do curso) – quem não fizer não receberá certificado.
Link para cadastro: aqui
- Escolher a opção “Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto”
- Escolher o curso “Moodle para Autores e Tutores”
Lista dos Aprovados:
Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Cordeiro |
Alexandre de Assis Bueno |
Alexandre Rodrigues Cajuela |
Antonio Carlos Duarte de Carvalho |
BRUNA MORENO DIAS |
Camila Cremonezi Japur |
DAOUD HIBRAHIM ELIAS FILHO |
Dirceu Tornavoi de Carvalho |
Fabiana Bolela de Souza |
FERNANDA LUDMILLA ROSSI ROCHA |
FERNANDA MARIS PERIA |
Haline Fernanda Canelada |
Herica Emilia Félix de Carvalho |
Laís Marques da Silva |
Laucéa Conrado da Silva |
Layze Braz de Oliveira |
Leandro Campos Lemes |
Lourenço Sbragia Neto |
Marcia Maria da Silva Bem |
MARCIA MARIA DA SILVA BEM |
Mariana Kiomy Osako |
Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques |
Roberta Alvarenga Reis |
Rubens Fazan Jr. |
SANDRO SCARPELINI |
Selma Freire de Carvalho |
Silvia Inês Dallavalle de Pádua |
Tabajara Pimenta Junior |
TANIA BEATRIZ CHIARI |
Waleska Suellen Silva Galbes |
CRONOGRAMA
- Período de inscrição: 20/07/2019 a 10/09/2019 – Link para inscrição nos cursos do npt
- Divulgação dos selecionados: 12/09/2019 – Aqui no site
- Data do início do curso 24/09/2019 – Presencial.
(Critério de seleção: Análise do curriculum vitae).
Total de vagas oferecidas: 20
N° mínimo de participantes para realização do curso: 10
Descrição:Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), também conhecidos como Learning Management System (LMS) ou Sistema de Gerenciamento do Aprendizado, são softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para a criação, tutoria e gestão de atividades que normalmente se apresentam sob a forma de cursos. Sendo constituídos a partir do uso de diferentes mídias e linguagens, a intenção é proporcionar não só a disponibilização de conteúdos, mas principalmente plena interatividade e interação entre pessoas e grupos, viabilizando, por consequência, a construção do conhecimento. Atualmente, há muitos ambientes virtuais de aprendizagem comerciais e gratuitos disponíveis no mercado: Aulanet, Claroline, eFront, Atutor, OLAT,Docebo, Dokeos, Ilias, Openelms, Moodle, Sakai, Eproinfo e Teleduc. Entre essas opções, o Moodle é o software de código aberto (open source) com maior aceitação no Brasil e no mundo. Desde sua criação, em 2001, já foram identificadas milhares de instituições em mais de 200 países que o utilizam para atender a diferentes tipos de público e necessidades. O Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um ambiente virtual de aprendizagem que, segundo seu criador, Martin Dougiamas, trabalha com uma perspectiva dinâmica da aprendizagem em que a pedagogia socio-construtivista e as ações colaborativas ocupam lugar de destaque. Nesse contexto, seu objetivo é permitir que processos de ensino e aprendizagem ocorram por meio não apenas da interatividade, mas, principalmente, pela interação, ou seja, privilegiando a construção/reconstrução do conhecimento, a autoria, a produção de conhecimento em colaboração com os pares e a aprendizagem significativa do aluno. Sendo o Moodle o AVA adotado por 90% das instituições de ensino brasileiras, formar docentes que saibam operá-lo da forma adequada sob o ponto de vista didático que a educação a distância requer é um fator imprescindível para a educação online.
Objetivo: Capacitar docentes, futuros docentes, instrutores e consultores de todos os níveis educacionais, incluindo o ensino fundamental, médio, superior, cursos livres e educação corporativa e que desejam utilizar o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem de cursos online em quaisquer áreas do conhecimento. Res CoCEx 5007(Art 3)
Detalhamento
Ementa: O objetivo deste módulo é capacitar o aprendiz para utilização adequada sob
o ponto de vista técnico, didático e pedagógico do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Serão abordados os seguintes assuntos: criação de cursos, blocos e plugins, recursos, atividades, prática inovada e Moodle.O foco será em metodologia ativas e portanto o mesmo será direcionada para o uso adequado dos recursos para usar as estratégias de metodologias ativas.
Programa:
• Criação de cursos;
• Blocos e plugins;
• Recursos;
• Atividades;
• Prática inovada;
• Moodle 2.0.
Metodologia: Disponibilização do conteúdo no ambiente virtual de aprendizagem e colocação da aprendizagem em prática por meio da criação efetiva de um curso diretamente no Moodle. Cada grupo deve criar um módulo de 1 curso.
Avaliação: O avaliação refere-se ao projeto implementado no moodle teste. O aluno será aprovado se obtiver Média >= 7 (sete) considerando a média de 0 a 10.
Para mais informações: npteducacional@gmail.com
Público Alvo: Docentes, futuros docentes, instrutores e consultores de todos os níveis educacionais incluindo o ensino fundamental, médio, superior cursos livres e corporativos que desejam utilizar o ambiente virtual de aprendizagem Moodle como suporte à EAD
Pré requisito graduado:não
Professor e Coordenador: Prof. Dr. José Dutra de Oliveira Neto -> Lattes
Critérios de Seleção:CV postado na inscrição
Certificado USP: Serão emitidos certificados USP para os aprovados que comparecerem no único dia de aula e desenvolverem o projeto inicial de um curso no ambiente de teste do moodle.
Local: USP Ribeirão Preto
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP)
Av. Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre
Sala LEIA 1 – Bloco B
Ribeirão Preto – SP
Bibliografia:
FILATRO, Andréa. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2004.
SILVA, Robson Santos. Moodle para autores e tutores: educação a distância na web 2.0. São Paulo: NOVATEC, 2011.