==================================================
Curso: Gratuito
Período de 04/03/2024 a 04/04/2024
– Encontros virtuais das 18 às 19hs (4 encontros):
· 06/03/2024
· 13/03/2024
· 20/03/2024
· 27/03/2024
– Plantão de dúvidas on line das 18 às 19h00 toda terça no Whatsapp (4 plantões)
– Grupo no Whatsapp para dúvidas e organização dos grupos de trabalho
Objetivo
O curso pretende fomentar no aluno a capacidade de pensar criticamente, antes de agir, tendo como ponto de partida uma reflexão sistemática e instigadora sobre os crescentes desafios tecnológicos que estamos submetidos ao usar as tecnologias digitais cotidianamente e agir com Ética e Segurança nas Redes Digitais
Corpo docente:
Jose Dutra de Oliveira Neto
Angela Luisa Doretto
Clelia Camargo Cardoso
Aulas síncrona semanal com o MEET ou ZOOM
Data de Início: 04/03/2024 a 31/03/2024
Inscrição
Período On-line: 01/01/2024 00:00 a 01/03/2024
Link para fazer a inscrição neste curso. Fazer inscrição e ter a inscrição ACEITA não significa que foi selecionado. Procure os cursos do NPT que ficam junto a faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Aba inscrições online
https://uspdigital.usp.br/apolo/
Total de vagas oferecidas: 60
N° mínimo de participantes para realização do curso: 10
Critérios de Seleção
A seleção será feita por ordem de inscrição, até atingir o total de 60 vagas. Caso haja desistência, seguiremos a lista para vagas remanescentes.
Acompanhe as informações e vagas preenchidas no site www.npt.com.br aba cursos
O fato de estar incrito não garante a vaga. Veja publicação da lista de selecionados abaixo.
Critérios de aprovação
O aluno será aprovado se obtiver 75% de frequência na entrega de atividades propostas e nota igual ou superior a 5 no trabalho final.
Carga Horária Ministrada
Atividades Presenciais Ministradas: 0h
Atividades à Distância Ministradas: 6:00h
Atividades à Distância Supervisionadas: 0h
Total Ministrado: 6:00h
Carga Horária Não Ministrada
Atividades Supervisionadas: 24:00h
Total não Ministrado: 24:00h
Carga Horária Total da Disciplina: 30:00h
Detalhamento:
MÓDULO I – Ética nas Redes Digitais
Ética no contexto da utilização dos recursos de Tecnologia da Informação em casa, no trabalho e nas redes sociais bem como as implicações legais no caso de uso abusivo que venha causar algum prejuízo social ou financeiro a alguém ou entidade.
MÓDULO II – Conceitos Básicos sobre Segurança nas Redes Digitais
Conhecer os riscos aos quais os usuários estão expostos e suas implicações no dia-a-dia.
MÓDULO III – Protegendo-se de A até Z –
Como nos proteger das armadilhas do mundo digital?
MÓDULO IV – Outros problemas relacionados à Segurança nas Redes Digitais
Como nos proteger ao fazer compras, utilizar Internet banking, pagar com cartões digitais e outras formas de agir para evitar riscos?
Bibliografia
Use a Learning Theory: Cognitivism. BLUESOFAMEDIA, 2009. Disponível em: https://youtu.be/gugvpoU2Ewo .
Use a Learning Theory: Constructivism. BLUESOFAMEDIA, 2009. Disponível em: https://youtu.be/Xa59prZC5gA .
BRASIL. Desenho de Cursos: introdução ao modelo ADDIE. Brasília: ENAP-Fundação Escola Nacional de Administração Pública, 2015. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2289.
Cartilha de Segurança para a Internet. Disponível em: https://cartilha.cert.br/fasciculos.
Cortella, M.S.. Entrevista O que é Ética no Programa do Jô. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2gVCs2fIILo&t=38s .
Costa, M.. Marco Civil da internet trará mais segurança jurídica. Disponível em: https://www.oabsp.org.br/sobre-oabsp/palavra-do-presidente/2014-1/marco-civil-da-internet-trara-mais-seguranca-juridica.
Ferraz, A.P.C.M, Belhot, R.V.. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção [online]. 2010, v. 17, n. 2. , pp. 421-431. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/bRkFgcJqbGCDp3HjQqFdqBm/# .
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. 173p.
INSTRUCTIONAL DESIGN MODELS: 2021. http://www.instructionaldesign.org/models .
LEARNING THEORIES: 2020. Disponível em: http://www.learning-theories.com/cognitivism.html. .
LEARNING THEORIES: 2020. Disponível em: http://www.learning-theories.com/constructivism.html.
Oliveira, J.. Confira 10 dicas para manter o seu smartphone seguro e longe de problemas. Disponível em: https://canaltech.com.br/seguranca/Confira-10-dicas-para-manter-o-seu-smartphone-seguro-e-longe-de-problemas/.
Privacidade na Era da Internet – Quebrando o Tabu. Publicado pelo Canal GNT. Publicado em: https://youtu.be/6e89YcaFYTI.
SILVA, A.R.L.. Diretrizes de design instrucional para elaboração de material didático em EaD: uma abordagem centrada na construção do conhecimento. 2013. 179 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/teses/PEGC0286-D.pdf