PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM EM PLATAFORMAS DIGITAIS

NPT (certificado USP) em parceria com a Universidade Aberta de Lisboa – Portugal apresenta o curso: Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais

Inscrições Encerradas!

Modalidade: Online

Investimento: Free

Período para Inscrição online: FINALIZADO!

Link:https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormCursosOferecidosListar?oriins=W&codund=81

Período do curso: 01/10/2018 a 15/11/2018

Para mais informações: npteducacional@gmail.com

 

  1. Promoção

Unidade(s)/Órgão(s)/Núcleo(s) USP:

Núcleo para o Desenvolvimento de Tecnologias e Ambientes Educacionais (www.npt.com.br)

Universidade Aberta de Lisboa

 

  1. Informações de Cursos à Distância

Nº do Credenciamento junto ao MEC:

Portaria nº 654, de 17 de março de 2004, retificada pela Portaria nº 1161, de 14 de junho de 2006.
Indicar e justificar a carga horária do curso e sua divisão entre ensino a distância e ensino presencial, considerando que a relação não presencial entre o ensino e a aprendizagem deve ser compensada de forma inteligente, criativa, motivadora e auto-instrutiva: O curso terá uma duração de 40 horas com um total de 40 horas online. A duração total do curso não deve exceder a 9 semanas. Cada módulo terá duração de 15 dias.

Descrever o programa do curso e a orientação dos alunos, segundo a tecnologia aplicada para realização do curso:

O ambiente de suporte pela Internet aos alunos será o software Moodle, que é um software Livre (GNU) onde o aluno terá à disposição toda a ferramenta de comunicação necessária para realizar o curso a partir de um acesso de Internet banda larga. Este ambiente dispõe de: conteúdo, chat, correio eletrônico, avaliações, perfil dos colegas, fórum etc.

Especificar e justificar a sistemática de comunicação interativa adotada, indicando a periodicidade dos contatos, a infra-estrutura necessária aos docentes e alunos (correios, fax, computador, telefone e afins):

A comunicação com os alunos dar-se-á por meio de diversas ferramentas disponíveis no ambiente Moodle® que é acessível pela Internet Banda Larga, como: chats programados (semanalmente) – Os chats proporcionam uma forma mais informal de comunicação com os integrantes do curso e os tutores/coordenadores. Nos chats programados os alunos terão a oportunidade de sanar dúvidas comuns e conhecer melhor os colegas. Além da possibilidade de chats programados onde existe uma avaliação, teremos chats agendados em grupos ou indivíduos que tenham necessidades específicas. Outra ferramenta que será utilizada será o fórum programado (semanalmente): tem por objetivo o compartilhamento de idéias publicas entre os colegas e será utilizado nas atividades em grupo a serem desenvolvidas em cada módulo. Também será utilizado o correio eletrônico, que é a forma mais difundida de comunicação ponto a ponto entre os participantes do curso.

Descrever os recursos de instrução:

Impressos (apostilas, livros, manuais e afins); audiovisuais (vídeo, filmes e afins); outros (disquetes e afins), indicando os materiais especialmente desenvolvidos para o curso; e a sistemática de estudo prevista para o estudante e sua respectiva orientação, considerando-se que a auto-instrução será a base do curso e descrever o sistema de acompanhamento, controle e supervisão do rendimento do aluno: Todo o conteúdo desenvolvido para este curso será disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle®) e será baseado nas experiências dos docentes especialista. Os tutores fornecerão o apoio pedagógico em momentos presenciais e à distância, como por exemplo, respondendo dúvidas enviadas pelos alunos via correio eletrônico ou via chat; mediando discussões nos fóruns; corrigindo provas e trabalhos e fazendo os comentários pertinentes a cada aluno; postando materiais complementares pertinentes à matéria etc.

  1. Público Alvo

Profissionais da área de educação digital

Pré-requisito Graduado: Não

  1. Coordenador / Responsável Institucional

José Dutra de Oliveira Neto (dutra@usp.br) – 55 – 16 -3315-3902
Lattes

  1. Justificativa do Curso

A capacitação contínua dos tutores nesta modalidade é uma exigência do MEC para melhorar a qualidade do ensino na modalidade EaD.

  1. Objetivo: Promover o Conhecimento de alguns modelos pedagógicos radicados numa filosofia pedagógica sócio-construtivista e colaborativa, com especial destaque para o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, com o objetivo de fornecer a professores, formadores e aos diferentes agentes educativos referenciais teóricos orientadores de uma prática pedagógica consistente e fundamentada em ambientes online e combinados.
  2. Carga horária

Dias da Semana: Segunda-feira a Sexta-feira:  das 8h às 22h

Período: 01/10/18 a 15/11/2018

8.Ministrante:
Jose Dutra de Oliveira Neto – Professor USP,  Carga Horária: 40h

  1. Total de vagas oferecidas: 25
  2. N° mínimo de participantes para realização do curso: 15 (não atingindo o mínimo, o coordenador reserva o direito de cancelar o mesmo)
  3. Realização

O curso será totalmente online.

    12. Critérios de aprovação

1) obter média final >=5,0 ao final do curso. A média final será composta pelas notas das atividades online desenvolvidas pelos alunos.
2) obter frequência mínima de 85% no curso.
Carga Horária Mínima p/ Aprovação do Aluno: