Moodle para autores e tutores: Educação a distância na web 2.0 (1 dia presencial na FEA-RP) – Foco em metodologias ativas

CURSO GRATUITO PRESENCIAL (Curso introdutório, mas com foco em metodologias ativas)

 

Período do curso: 24/09/2019 a 24/09/2019 – das 08:00 às 12:00, na FEA-RP (Ribeirão Preto – SP)
Carga horária: 4h.
Local: FEA-RP (USP Ribeirão Preto) – Sala LEIA 1 – Bloco B1

Av. Bandeirantes, 3900 – Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto – SP, 14040-905

 

Importante: Os aprovados para o curso devem realizar o cadastro no Sistema USP – APOLO até 23/09/2019 (um dia antes do início do curso) – quem não fizer não receberá certificado.

Link para cadastro: aqui

  1. Escolher a opção “Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto”
  2. Escolher o curso “Moodle para Autores e Tutores”

 


Lista dos Aprovados:

Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Cordeiro
Alexandre de Assis Bueno
Alexandre Rodrigues Cajuela
Antonio Carlos Duarte de Carvalho
BRUNA MORENO DIAS
Camila Cremonezi Japur
DAOUD HIBRAHIM ELIAS FILHO
Dirceu Tornavoi de Carvalho
Fabiana Bolela de Souza
FERNANDA LUDMILLA ROSSI ROCHA
FERNANDA MARIS PERIA
Haline Fernanda Canelada
Herica Emilia Félix de Carvalho
Laís Marques da Silva
Laucéa Conrado da Silva
Layze Braz de Oliveira
Leandro Campos Lemes
Lourenço Sbragia Neto
Marcia Maria da Silva Bem
MARCIA MARIA DA SILVA BEM
Mariana Kiomy Osako
Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques
Roberta Alvarenga Reis
Rubens Fazan Jr.
SANDRO SCARPELINI
Selma Freire de Carvalho
Silvia Inês Dallavalle de Pádua
Tabajara Pimenta Junior
TANIA BEATRIZ CHIARI
Waleska Suellen Silva Galbes

 

 

CRONOGRAMA

  • Período de inscrição: 20/07/2019 a 10/09/2019 – Link para inscrição nos cursos do npt
  • Divulgação dos selecionados: 12/09/2019 – Aqui no site
  • Data do início do curso 24/09/2019 – Presencial.

(Critério de seleção: Análise do curriculum vitae).

Total de vagas oferecidas: 20
N° mínimo de participantes para realização do curso: 10

Descrição:Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), também conhecidos como Learning Management System (LMS) ou Sistema de Gerenciamento do Aprendizado, são softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para a criação, tutoria e gestão de atividades que normalmente se apresentam sob a forma de cursos. Sendo constituídos a partir do uso de diferentes mídias e linguagens, a intenção é proporcionar não só a disponibilização de conteúdos, mas principalmente plena interatividade e interação entre pessoas e grupos, viabilizando, por consequência, a construção do conhecimento. Atualmente, há muitos ambientes virtuais de aprendizagem comerciais e gratuitos disponíveis no mercado: Aulanet, Claroline, eFront, Atutor, OLAT,Docebo, Dokeos, Ilias, Openelms, Moodle, Sakai, Eproinfo e Teleduc. Entre essas opções, o Moodle é o software de código aberto (open source) com maior aceitação no Brasil e no mundo. Desde sua criação, em 2001, já foram identificadas milhares de instituições em mais de 200 países que o utilizam para atender a diferentes tipos de público e necessidades. O Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um ambiente virtual de aprendizagem que, segundo seu criador, Martin Dougiamas, trabalha com uma perspectiva dinâmica da aprendizagem em que a pedagogia socio-construtivista e as ações colaborativas ocupam lugar de destaque. Nesse contexto, seu objetivo é permitir que processos de ensino e aprendizagem ocorram por meio não apenas da interatividade, mas, principalmente, pela interação, ou seja, privilegiando a construção/reconstrução do conhecimento, a autoria, a produção de conhecimento em colaboração com os pares e a aprendizagem significativa do aluno. Sendo o Moodle o AVA adotado por 90% das instituições de ensino brasileiras, formar docentes que saibam operá-lo da forma adequada sob o ponto de vista didático que a educação a distância requer é um fator imprescindível para a educação online.

Objetivo: Capacitar docentes, futuros docentes, instrutores e consultores de todos os níveis educacionais, incluindo o ensino fundamental, médio, superior, cursos livres e educação corporativa e que desejam utilizar o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem de cursos online em quaisquer áreas do conhecimento. Res CoCEx 5007(Art 3)

Detalhamento

Ementa: O objetivo deste módulo é capacitar o aprendiz para utilização adequada sob
o ponto de vista técnico, didático e pedagógico do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Serão abordados os seguintes assuntos: criação de cursos, blocos e plugins, recursos, atividades, prática inovada e Moodle.O foco será em metodologia ativas e portanto o mesmo será direcionada para o uso adequado dos recursos para usar  as estratégias de metodologias ativas.

Programa:

• Criação de cursos;
• Blocos e plugins;
• Recursos;
• Atividades;
• Prática inovada;
• Moodle 2.0.

Metodologia: Disponibilização do conteúdo no ambiente virtual de aprendizagem e colocação da aprendizagem em prática por meio da criação efetiva de um curso diretamente no Moodle. Cada grupo deve criar um módulo de 1 curso.


Avaliação:
 O avaliação refere-se ao projeto implementado no moodle teste. O aluno será aprovado se obtiver Média >= 7 (sete) considerando a média de 0 a 10.

Para mais informações: npteducacional@gmail.com

Público Alvo: 
Docentes, futuros docentes, instrutores e consultores de todos os níveis educacionais incluindo o ensino fundamental, médio, superior cursos livres e corporativos que desejam utilizar o ambiente virtual de aprendizagem Moodle como suporte à EAD

Pré requisito graduado:não

Professor e Coordenador: Prof. Dr. José Dutra de Oliveira Neto -> Lattes

Critérios de Seleção:CV postado na inscrição

Certificado USP: Serão emitidos certificados USP para os aprovados que comparecerem no único dia de aula e desenvolverem o projeto inicial de um curso no ambiente de teste do moodle.

Local: USP Ribeirão Preto
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP)
Av. Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre

Sala LEIA 1 – Bloco B
Ribeirão Preto – SP

Bibliografia:

FILATRO, Andréa. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2004.
SILVA, Robson Santos. Moodle para autores e tutores: educação a distância na web 2.0. São Paulo: NOVATEC, 2011.

 

Aprovação na USP


Clique aqui para inscrição