dutra@usp.br +55(16) 3315-3902

Educação para Todos

maio 8, 2017
Nenhum Comentário

Projeto de suporte ao estudante do ensino médio da escola pública em relação ao ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio

 

CLIQUE AQUI SE VOCÊ É TUTOR (ou candidato a tutor)            CLIQUE AQUI SE VOCÊ É ALUNO

 

O suporte será apenas Online 

Este projeto é o resultado da união do NPT/ USP e a E E Otoniel Mota em Ribeirão Preto – SP para o desenvolvimento de um modelo de suporte aos alunos do ensino médio visando a sua preparação para o ENEM.

email: dutra@usp.br

Objetivo

O objetivo está na soma das experiências das duas instituições para suporte aos estudantes do ensino médio que irão prestar o ENEM.

Acreditamos que os estudantes precisam de um suporte individual para ajudar a resolução das questões de treinamento para o ENEM.

A diversidade de estilos de aprendizagem requer uma abordagem personalizada. Com ajuda dos professores e dos tutores será oferecido um suporte online personalizado aos estudantes para que possam resolver as questões preparatórias para o ENEM, utilizando a ferramenta de comunicação.

Parceiros:

  • E. Otoniel Mota – R. Prudente de Morais, 764 – Centro, Ribeirão Preto – SP, 14015-100
    • Professores das disciplinas do último ano do ensino médio
  • FEA-RP – USP – Grupo de pesquisa NPT (npt.com.br)
    • José Dutra de Oliveira Neto  (dutra@usp.br) e Cláudio de Souza Miranda (csmiranda@gmail.com)
  • Alunos tutores

NPT

O Grupo de pesquisa NPT será responsável pela disponibilização da plataforma de resolução do exercícios do ENEM, bem como o sistema de agendamento online. Não haverá custo algum para a escola E.E. Otoniel Mota.

Professores participantes:

Os professores das diversas disciplinas irão colaborar na escolha das questões que serão integradas ao banco de questões do ENEM. Sugerimos que os exercícios façam parte das atividades das disciplinas do estudante de tal forma que incentive o mesmo a desenvolver esta prática de resolução de exercícios preparatório do ENEM com suporte personalizado. Em caso de dúvida, os tutores podem recorrer aos professores. Serão disponibilizadas apenas questões das áreas onde teremos colaboradores professores e tutores.

Tutores participantes:

Estudantes USP e não USP do ensino superior oriundo de diversas áreas do conhecimento. Serão responsáveis para dar suporte aos estudantes acerca de questões preparatórias do Enem.

Modelo – com skype/hangout ou groupworld

Agosto – Dezembro: Período de Suporte – Período oficial do calendário de graduação da USP. 1/08 até 15/12.

Avaliação geral do sistema
Todos os participantes do sistema serão convidados a participar de uma avaliação final com objetivo de identificar pontos de melhorias com vistas a possibilidade de expensão do sistema para outras escolas públicas. Os tutores também irão participar deste processo de avaliação. Os tutores que matricularam na disciplina, terão um conceito final de acordo com a sua participação no projeto.

Métrica do projeto: Grau de satisfação dos estudantes por meio de um questionário online a ser aplicado ao final do projeto.

José Dutra